Sistema de Intrusão

Um sistema de alarme compreende o conjunto de dispositivos de controle (painéis e teclados) e sensores internos (detecção de movimento, abertura, incêndio, etc.) e externos (periféricos e perimetrais) adequadamente projetados e instalados em um local a ser protegido.
 
 
Esse conjunto de dispositivos é monitorado através de meios físicos de transmissão variados (telefonia fixa ou celular, ondas de rádio, satélites, redes de comunicação, etc.), conectados a uma Central de Monitoramento que recepciona os eventos de controle ou emergenciais (alarmes de violação, silenciosos 24 hs, incêndio, emergência médica, entre outros) tomando as providências cabíveis. 
 
 
Sistemas que são classificados de perimetrais externos ou internos que detectam, por meio de sensores ou por acionamento manual, as anormalidades no ambiente protegido, com a emissão de sinais que podem ser transmitidos local ou remotamente. São também chamados de sistemas de intrusão. A proteção de muros, portões e grades é fundamental para a segurança de residências, condomínios, comércio, industria, etc
 
Diversas tecnologias podem ser utilizadas para permitir o monitoramento, tais como: sensores infravermelhos, cerca monitorada, cerca eletrificada, sistemas mistos, sistemas de detecção de corte de alambrados, sistemas de detecção de quebra de vidro, entre outros. Os sensores são dispositivos que detectam presença ou invasão de pessoas no local e podem ser instalados em ambientes internos ou externos. Esses dispositivos comunicam os acionamentos e demais informações ao painel da central de alarme do sistema.